sábado, 24 de maio de 2014

Refexão Crítica

 Após a conclusão do 3º tema da formação, foi pedido a cada formando que fizesse uma breve reflexão sobre a temática abordada “Apresentação e descoberta de algumas ferramentas e recursos digitais suscetíveis de serem usados com os alunos”. Inicialmente debruçámo-nos sobre as ferramentas por nós utilizadas em sala de aula e houve uma partilha das práticas adoptadas. Logo nesta abordagem constatei que a minha inovação e utilização das TIC era bastante simples e redutora, quando comparada com a vasta diversidade de recursos digitais atualmente disponíveis. Tinha noção de que não dominava algumas ferramentas potencialmente úteis (daí ter sentido necessidade de realizar uma formação nesta área) mas confesso que não tinha noção de que o desconhecimento era tão grande. Descobri que há todo um mundo digital por descobrir!
Na minha prática letiva, recorro com diariamente (e várias vezes ao dia) ao mail, ferramenta através da qual estabeleço contactos quer com colegas, com quem realizo trabalho colaborativo, quer com os meus alunos, pois é através do mail que disponibilizo os diversos materiais usados nas aulas, esclareço algumas dúvidas, etc e utilizo o programa “inovar” para lançamento de sumários, avaliações, faltas de assiduidade, comportamento dos alunos. Também recorro com frequência à exploração de vídeos através do youtube para analisar uma atividade experimental que não é possível realizar na escola ou para interpretar um qualquer fenómeno biológico/geológico que considere pertinente. Utilizo o “SlideShare” para partilha de materiais, procuro atividades pedagógicas em sites educativos, nomeadamente pequenos questionários online que permitem ao aluno avaliar os seus conhecimentos sobre determinado tema, exploro o manual digital, pesquiso em enciclopédias e dicionários digitais, utilizo imagens do “Google Earth” para o estudo de uma determinada região… Enfim, tenho valorizado o tipo de recursos digitais que agora partilho neste blog.
A nível pessoal, utilizo o “Facebook” como rede social e o Skype para alguns contactos, mas nunca os utilizei na prática letiva. Reconheço as suas vantagens e constrangimentos e considero tratarem-se de duas ferramentas muito úteis, que utilizarei se, por exemplo, tiver a situação de um aluno impossibilitado de vir à escola (doença, limitação…) ou para o desenvolvimento de um projeto “Erasmus”.
No decorrer deste tema, foram surgindo conceitos como “podcasts”, “radiocasts”, “RSS”, “timelines”, “tags e tagclouds”, “VoIP”… que eram até então completamente desconhecidos e ignorados e, de todos, destaco o “SecondLife” que, apesar de ser um conceito sobre o qual já tinha ouvido falar, ignorava por completo as suas potencialidades. Fiquei fascinada pois, sem dúvida, que se trata de um recurso sobre o qual procurarei ter mais informação para conseguir usufruir das suas múltiplas vantagens no processo ensino-aprendizagem.
Destaco ainda a importância da abordagem realizada sobre a temática “segurança na utilização das TIC na net”. Não podemos ignorar os perigos que podem advir do mau uso/uso inconsciente e ingénuo da internet e, regras como a intransmissibilidade de passwords, a não publicação de dados pessoais ou fotografias que facilitem a nossa localização, que são essenciais para a nossa segurança. Mais do que nunca, numa altura em que todos os jovens têm acesso a estas ferramentas, nomeadamente, redes sociais, é urgente trabalhar de forma colaborativa e assertiva numa campanha de consciencialização destas regras. Infelizmente, e apesar de muitos avisos, continuamos a ver adolescentes, jovens e até adultos a publicar fotos, dados e conversas que põem em risco a sua segurança e a segurança dos que os rodeiam.
Gostei da proposta de trabalho da criação de um blog, era algo que tinha em mente fazer mas que fui sempre adiando, até que, agora, aqui está ele. Esta é sem dúvida uma ferramenta que pretendo desenvolver e que será uma mais valia no trabalho com os meus alunos.

Agradeço a oportunidade e apoio que tornou este projeto numa realidade!

1 comentário:

  1. De facto as potencialidades das TIC em contexto educativo são enormes. Só depende de nós implementarmos estas ferramentas nas nossas aulas, mas tendo sempre em mente que as TIC são meios nunca os fins ... quanto ao SecondLife: explore à vontade e se precisar estou ao dispor!

    ResponderEliminar